Jc

O que aconteceu com o Japão?

 

 

       Neste ano de 2011, o Japão sofre um terremoto de magnitude 8,9 seguido de um tsunami, que chega a 900 o número de mortos, segundo o último balanço anunciado pela polícia neste domingo (no horário local).

A polícia nacional acrescentou ao balanço 642 pessoas desaparecidas e 1.570 feridos, pelo tremor que abalou a costa nordeste do país na véspera, gerando um devastador tsunami, que varreu partes da costa da ilha de Honshu. O número de vítimas, porém, ainda não é definitivo e pode, de acordo com a estimativa do próprio governo, superar os mil mortos. A agência de Kyoto fala em 1.700 mortos.

 

 

Autoridades contabilizaram 21.911 mortos e desaparecidos

A crise nuclear de Fukushima é um dos elementos do drama causado pelo avassalador sismo e tsunami de 11 de Março. O mais recente balanço da Polícia Nacional japonesa, citado pela agência Kyodo, dava conta, esta manhã, de 21.911 mortos e desaparecidos.

O número de mortos em doze províncias chegou aos 8649 e o de desaparecidos atingiu os 13.262 em seis províncias. De momento, a polícia já identificou 4080 corpos.

Um total de 350 mil desalojados, incluindo pessoas que fugiram da região em redor da central de Fukushima, vivem em 2100 abrigos espalhados por 15 províncias.Na cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi, o governador pediu ao primeiro-ministro Naoto Kan ajuda para a reconstrução. Kan deveria visitar hoje a cidade mas a viagem foi cancelada devido ao mau tempo.

Onze dias depois do sismo de magnitude 9,0 persistem as dificuldades em fazer chegar mantimentos às vítimas do sismo.

 

Procurar no site

Contacto

Mundonow! RJ 97192879

 O sismo e tsunami do passado dia 11 cortaram a energia em todos os reactores, impedindo o seu normal arrefecimento. Quatro reactores foram alvo de explosões e houve fuga de radioactividade para o exterior.